Nosso objetivo neste trabalho, é mostrar como a musica, e como alguns estilos musicais influenciam no comportamento de jovens e adolescentes.
Vivemos em um mundo, marcado por revoluções sejam elas politicas , religiosas, ou culturais mais ainda sim conflitos e revoluções. A medida que estas revoluções se afirmam na historia, temos no mundo contemporaneo uma força crescente a causar revoluções porem pouco perceptivel aos nossos olhos. Essa força, chamada de midia, e industria cultural , é algo que vem se afirmando dia apos dia; seja ela na televisão, no radio ou outro veiculo de comunicação.
Com o inicio dos anos 50, com uma expansão do veiculo televisivo, a sociedade passava a sentir cada vez mais uma necessidade de se vincular a imagem; e com o aumento da influencia da televisão nos lares, a mesma passava cada vez mais a ditar padroes de comportamento e muitos destes comportamentos podemos ver como um reflexo forte à musica.
As práticas musicais não podem ser dissociadas do contexto cultural. Cada cultura possui seus próprios tipos de música totalmente diferentes em seus estilos, abordagens e concepções do que é a música e do papel que ela deve exercer na sociedade. Entre as diferenças estão: a maior propensão ao humano ou ao sagrado; a música funcional em oposição à música como arte; a concepção teatral da opera e concerto contra a participação festiva da música folclórica e muitas outras.
Falar da música de um ou outro grupo social, de uma região do globo ou de uma época, faz referência a um tipo específico de música que pode agrupar elementos totalmente diferentes (música tradicional, erudita, popular, sacra e tc). Esta diversidade estabelece um compromisso entre o músico (compositor ou intérprete) e o público que deve adaptar sua escuta a uma cultura que ele descobre ao mesmo tempo que percebe a obra musical.
A musica em si ate mesmo faz distinção de raça ou cultur, como por exemplo o Rap vinculado a negros , e o rock à jovens rebeldes; mas isso sera discutido posteriormente.
Texto por: Gustavo Borges Teles
quarta-feira, 13 de junho de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Hum, interessante quanto a parte que faz referência em que cada grupo social se indentifica com um tipo de música e que existe várias músicas no âmbito cultural. O poder da música chega até nos influênciando em nosso estilo, modo de pensar e refletir sobre questões cotidianas dos seres humanos e de si próprio.
bY: Crisnamurte Alves.
Postar um comentário