Nascido nos “guetos’ dos grandes centros urbanos dos Estados Unidos o rap é mais uma das expressões artísticas que, majoritariamente, foi feita por negras e para negros buscando representar o cotidiano dos marginalizados nas cidades.
O ‘boom”do movimento rap da década de 70, sendo impulsionado pela crise econômica desse período e por movimentos musicais – tais como a SOUL MUSIC de James Brown- que ajudaram na afirmação da identidade negra.É nesse período que a essencia do movimento é formulada , com o desenvolvimento de uma cultura baseada nas ruas (STREET ), onde elementos como o grafite (graffit ) e a chamada dança de rua (street dance) dão a tônica urbana e rebelde do rap.Na década de 80 o rap chega nas “hit parades” ,com algumas músicas alcançando o topo das mais tocadas. O movimento cresce e diversifica com a fusão com outro estilos musicais, tais como o metal ( influenciando bandas como Faith No More e Anthrax ) e hardcore ( por exemplo de Sick Of It All) e, para muitos, chegando ao seu auge com Beastie Boys. Na década seguinte o rap da uma esfriada. Brigas internas ao movimento levam o Rap prara as paginas policiais dos jornais, tendo como resultado a morte de alguns e prisão de outros. Mesmo assim o movimento não morre, e no fim da década de 90 ressurgi com novo gás, na voz de músicos como Snoop Dog, 50 Cents, Eminem , Jay-Z, entre outros. A moda rap dos últimos anos tirou muito do caráter contestatório do movimento, se tornando mais um produto de mercado, enriquecendo gravadoras multinacionais e a industria cultural da também.
Nos últimos anos houve também uma mudança temática das letras tornando mais sexuais e apelativas que possibilitou uma maior assimilação ao publico jovem de classe media a alta, perdendo a veia contestatória.
Rap no Brasil
Duas grandes influencias no rap do Brasil e que trouxeram muito da musica norte americana para cá são Tim Maia e Jorge Ben grandes divulgadores da black music.
Com forte influencia nas favelas de São Paulo, à semelhança dos subúrbios novayorquino , o rap brasileiro terá em Sabotage um dos seus principais expoentes, infelizmente a gloriosa carreira de Sabotage e sua contribuição para o desenvolvimento do rap será interrompida pela sua trágica morte.
Confirmando ser um movimento de periferia e de cultura de rua, o rap brasileiro terá mais ressonância nas zonas maiginalizada dos centros urbanos, é assim na Zona Leste de São Paulo, na cidade satélites de Brasília e nos morros da cidade de Recife,
Nesses locais surgem importantes nomes da cultura rap, como Racionais MC’S e Dj Jamaica e Gog no entorno Sul de Brasília. O rap no Brasil se desenvolve com difereça fundamental do rap nos Estados Unidos. Lá os diversos grupos disputavam entre si, gerando o constante estado de conflito dentro do movimento, aqui ao contrario os diversos grupos atuaram juntos, uns mais combativos e outos mais musicais, mais sempre unidos retratando o cotidiano.
Rap e Comportamento
Tendo como base a critica ao sistema e o relato da vida nas periferias os adeptos desse estilo de musica ( mais do que isso, uma postura política ) viram a necessidade da criação de organizações comunitárias que revertessem o quadro social da periferia, claro que nem todos foram assim, mas é impossível não destacar o trabalho social desenvolvido por rappers como o feito Gog na periferia de Brasília, atuando com crianças e adolecentes ensinado grafite, talvez uma possível profissão, e tirando esses jovens da rua.
Outra grande iniciativa com influencia do movimento rap é o Afroraggae que desenvolve um trabalho artístico ( dança, musica e teatro) junto a criança da periferia. O movimento rap é tanto marcado por essas ações que visam mudar a realidade quanto por indivíduos que vêem no movimento uma chance de ascenção pessoal, mas tal contradição não impede que o movimento se renove e continue na luta pelos objetivos que motivaram o seu surgimento : busca de uma identidade negra e o fim da marginalização dos negros.
Texto por: Diego Perreira do Anjos
sexta-feira, 15 de junho de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Rap é Rhythm And Poetry - Ritmo e Poesia
Postar um comentário